Gaiman & eu


Há exatos oito anos, tive um crush. Infelizmente, um daqueles sem futuro. Me apaixonei platonicamente pelo Neil Gaiman (este da foto) ao ouvi-lo na Flip lendo The 13 Clocks, o clássico de James Thurber que a Poetisa está lançando agora como Os 13 Tique-Taques.

Aquela voz... Aquele sotaque... E lendo aquelas palavras! Queria que ele lesse para eu dormir. Livro de ninar.

Um dia antes, eu tinha desencanado de enfrentar uma fila de 6h para pegar um autógrafo do cara. Góticos vestidos de preto ficaram debaixo de um sol de 30 graus, ali no centro histórico de Paraty, para ver seus Sandmans, Stardusts e outros ganhando dedicatórias e desenhos do balado escritor e quadrinista.

Pois, quando ouvi a voz do Gaiman lendo castle... clock... princess..., me arrependi. Devia ter ficado 6 dias sob o sol para ganhar um rabisco que fosse.

Minha amiga Camila Artoni Gough, a super-revisora do nosso Alice Através do Espelho, teve de ouvir muito suspiro meu nos dias que se seguiram. Coitada.

Falando sério: a voz do Gaiman ajuda (muito), mas Os 13 Tique-Taques tem a melhor abertura da história de todos os livros, de todas as bibliotecas. Nosso incrível, salve salve, tradutor Érico Assis a escreveu em português assim:

Era uma vez um castelo sombrio sobre

um morro vazio, onde treze tique-taques

não tiquetaqueavam mais, onde vivia um

Duque muito frio, belicoso,

e também sua sobrinha,

a Princesa Saralinda.

Não é encantadora?!

Como a vida dá voltas, a Juliana e eu – sócias aqui na Poetisa – agora temos a felicidade de editar o livro de cabeceira do Neil (vejam a atual intimidade). E de ganhar até mesmo uma aprovação dele por e-mail. Ô glamour. Aprovação com direito a elogios: o design da Marcela Fenhrenbach, que rearranjou as ilustrações originais do Marc Simont para a nossa edições brasileira, deixou os gringos boquiabertos.

Na introdução, Gaiman diz que esse é capaz de Os 13 Tique-Taques ser o melhor livro do mundo. Bom, para nós da Poetisa, neste mês de junho de 2016, ele é.

Em Destaque
Arquivos
Tags
Siga
  • Facebook preto redondo
  • Twitter preto redondo
  • Facebook preto redondo
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter Round